30 de março de 2014




PANO PRA MANGA
Suzette Rizzo


O amor da minha história 
deu pano pra manga...
Tantos metros armazenados,
que vesti saudades todas
sonhos e sentimentos.

Deu pra secar
mar de lágrimas,
o luto do epílogo,
a alma atormentada
e todos os lamentos.

Deu pra fantasiar
e deu pra enfeitar o tédio,
muito muito tempo!

E sobrou pano de chão
pra limpar desilusão
e cobrir meus ferimentos


Autora: Suzette Rizzo 
Todos os Direitos Reservados.

28 de março de 2014

Perplexidade
ou
mais uma desilusão
Suzette Rizzo

Tive a impressão
do céu rasgar-se de ponta a ponta
e uma chuva de tristezas


juntar-se a minha
encharcando a alma tonta.
Murchei, estatelei-me
e assim permaneço.
Abismada,
muda, imobilizada,
despreparada...
Reconheço-me sentindo apenas
o golpe da decepção.
Esta alma viveu outra vez
o apocalipse tormentoso
da dolorosa extração,
de quem me ensinou ilusão.

Suzette Rizzo


27 de março de 2014



ESSA PESSOA
Suzette Rizzo

Distribuiu sorrisos
e a cor do olhar,
entre necessitados de amor .
Entregou-se e aqueceu
almas irreverentes
contando histórias do seu mundo,
seus sonhos , erros, benfeitorias,
suas paixões estonteantes
e a vida farrapo...
imposta , admitida !

Poderia ter sido mais,
não houvesse hábitos,
vícios estacionários,
revestidos de cores pálidas !
No final, pensou consigo mesmo...
que poderia ter amado
quem transpirava amor
pelos poros
da alma  e olhos !

Não quis...
Os sonhos tão altos, rasgaram
essas oportunidades
de existir !
E se foi...
admitindo a derrota !
Suzette Rizzo


CONTINUAÇÃO
Suzette Rizzo

Esta morando entre as nuvens
dos pensamentos,
envolto em sonhos de um certo
tempo
que jamais retornará !
Brilha de vez em quando,
como o visitante invisível,
coisa menos impossível
que este amor errante ! 

Deposita o beijo frio no travesseiro
e se abre naquele sorriso matreiro,
pra deixar a impressão
do sonho que se acomoda...
como aquele primeiro ! 

Faz mal... faz de conta...
mas, entra pela porta da madrugada,
enfeita a solidão
e entre gestos 
desenhos... versos,
ecos e reprises, perpetua...
a mesma sedução !
Suzette Rizzo




Desorientação
                          Suzette Rizzo
Desorientada
tento escoar a vida, gota por gota...
Preciso a alma folgada
e o corpo desapegado
da estrada boba.

Pregada aqui no mundo
não sinto forças
para enfrentá-lo.
Porém, durante a vigília e passeios
o que é ruim sempre tomba.

Volto e não sei como agir,
pedir perdão aos ofendidos 
ou na verdade botar pra fora
o que desejo de coração.

Não queria ir nem ficar...
Por isso escrevo tolices

de poeta sem direção.


FAÇA-SE LUAR
Suzette Rizzo

Faça-se luar
em meu quarto...
para que eu possa escrever
a sensação lunar,
caminhando por entre as luzes
da sua infinita alma. 




Faça-me adormecer
no abraço feiticeiro,
sentindo doces beijos
e depois, penetra meus sonhos,
para que eu sinta a eternidade,
desses momentos inigualáveis. 

Mostra seu rosto na lua, meu amor,
dono do meu coração!
Transforme-se nela, esta noite,
para que eu consiga
experimentar a suavidade
da luz,
da tua alma por inteiro.
Suzette Rizzo
Foi o banjo
Suzette Rizzo

Foi o som do banjo, acho,
talvez a rua fechada
da quadra da escola de samba,
preparando o sábado
e mais uma madrugada . 

Meu Deus ! Será que ele
continua
perambulando os bares,
enfeitiçando pobres criaturas,
desorientando pelo olhar
mais sedutor que o luar,
mais brilhante que a lua ? 

Foi o banjo...
O pagode entristecido,
aquela letra fútil... porém
sentimental,
de uma banda qualquer
de fundo de quintal,
este  real motivo de lembrar !


Meu Deus! Será que não passa,
este sonho que unha e abraça,
esta dor que machuca a alma,
sangra e perfura,
alvoroça e fracassa ?

Suzette Rizzo
VASTIDÃO DE PRAZER
Suzette Rizzo


Tenho lembranças...
Um mar de lembranças!
Posso nadar entre elas,
navegar, velejar
e mergulhar de cabeça,
nessas visões que são tantas.
Posso rever, sentir, tocá-las...
tenho lembranças pra viver!




Um espaço infinito de momentos,
azulados pensamentos...
delicias que trago na boca,
nos olhos, nos sonhos
desta vida louca!
Tenho vivas lembranças...
Pulsando leve, lento.

E para que seu ego exploda...
Vivos estão  seus traços,
em meu ouvido seu hálito
e, em alto e bom som
palavras e atos... passo a passo!
Tudo isso e mais tenho pra lembrar.
E nada é vago, com rasgos...
Incrível caso, esse nosso caso!

Espalhando-se como o vento
que dança e me encanta
trazendo saudade!

Saudade que resisto
por ter também más lembranças,
amortecendo vontades!
Suzette Rizzo


25 de março de 2014

De alma para alma
Suzette Rizzo

Senti a dor do corte
de todos os punhais,
mas engoli as lágrimas,
mantendo atitudes formais.

Nem ousei não ser como me vias
em suas visões espectrais.
Mas, temi desde o primeiro dia
o acenar da esquina e voltar
aos meus dias hibernais.
Voltei!
Então, se eu não gritasse,
tudo doeria
e teria que extravasar.
embora saiba limitar.
Mas impulsividade acontece
quando chega a sufocar.
Ciume fermenta, amor leveda,
fumaça abafa
e teu jeito alimenta...
Esse amor fertilizou meu jeito de olhar!!!!
Apunhalada por versos
e mentiras... perdão,
falei demais!

24 de março de 2014

Emigrantes
Suzette Rizzo

Seria eu Kamala da primeira etapa,
ele o Sidarta por quem me apaixono.
Ouvimos o rio, procuramos a fundo
um viver fora do mundo.
E vamos indo entre conflitos,
cada qual com seu destino.



Vivemos juntos alguma história,
pelo menos por alguns passos
dividindo a mesma hóstia.
Espero apenas ser lembrada,
como mulher amada
nunca de outra forma.
Pois o céu abriga astros

e as estrelas cultivam hortas. 
Decapitação
Suzette Rizzo

Mais um tempo usado, obsoleto,
correndo ponteiros .
Mais uma página enterrada no gueto
do meu roteiro.
Mais um sentimento repelido
mais um pouco de uivo,
mais um pouco de escuro
debaixo do travesseiro.

Mais um pouco de magoa,
mais um pouco reprisado,
mais um tempo tragado
e expelidor desta alma filha
de destinos traiçoeiros...

Assim me sinto:Cara de palhaço.
Como fosse um cigarro barato
no tablado do barateiro ou 
simplesmente um vento corriqueiro.
E pior,
decapitada por Perseu
e a cova do coveiro.
Suzette Rizzo



Asas podadas
Suzette Rizzo

Cortaram-me as asas,      
a  liberdade  sonhada, suplicada ,  
chorada milhões de séculos.

Reconheço-me mais uma vez,
em idêntico exílio
nesta alma aprisionada,
sempre em destroços...                    
Voltei   
seqüência do meu martírio.                         

Destino infame, castração eterna,  
impotência absoluta diante de tudo...
Nem em sonhos alcanço alturas!
Resto-me  alma sombria,
guardando os mesmos lutos...  

Sou vida curta
caída em caos profundo!
Minhas asas abstratas
não conseguem nunca
viver futuros.


Suzette Rizzo_ 

23 de março de 2014












Diferenças
Suzette Rizzo

Não ficaria sem te ouvir dizer alô
mesmo que fosse apenas alô.
Daria um jeito de chegar ao teu ouvido
mesmo que fosse telepatia,
só pra gritar a saudade
que sempre dizes ter sentido.
São pequenas coisas
que fazem dar crédito ao sentimento
do outro.
Percebeu a diferença?
Eu te abraço com todos os tentáculos
de um polvo.