15 de abril de 2014

AUTOCRÍTICA
Suzette Rizzo

Mudei a marca do cigarro, 
do Free para o menta.
Quem sabe assim o pulmão arrebenta.
Estou vivendo insuportavelmente,
querendo que anoiteça,
logo amanheça,
tempo integral pra não viver
neste meu mundo proveta
que não me deixa nascer.

Sinto-me numa ampola,
num pote fechado a vácuo...
se abrirem, explodo e pronto.
Ou melhor, me sinto
num espremedor,
pra ser ainda mais exata
numa frigideira,
grudada na borda,
sem poder espirrar logo pra fora.

E pensar que um dia
fiz do amor meu abrigo
e hoje estou desabrigada, solitária,
azeda
e muito, muito amarga.
Pudera! 
Minha vida tem sido apática,
desprovida de sensações,
constantemente magra.

Mudei a cama de lugar,
baguncei a papelada
e nem mesmo assim encontrei
bom motivo,
que me mantenha ativada.

Tenho fumado demais
e dormido pouco...
uma ou duas horas por noite.
Meus músculos estão retesados,
a garganta viciada da fumaça
e não encontro meu point
nem o porto ou a barcaça.

Meu blog 
virou diário de flagelado
a mesa de embriagado...
E poesia, virou esta coisa sem graça, 
demais rimada, 
meio que aposentada.

E o poeta que foi pra Lisboa,
nem mais enviou e-mails...
Claro!
O AVG venceu e nem vi,
meu cão latiu nem ouvi...
estou assim, na verdade escrevendo,
aquilo que não ouço nem de mim. 

Que a menta gele tudo isso,
que o sono venha pra valer.
Chega! Chega de soluços
rasgando a noite,
saber coisas que são açoite
e chega de escrever asneiras,
ver besteiras na TV.

Meu coração poeta virou isso...
Critica racional,
entediante cansaço de mim...
Alem, trago na alma o desdenho
de ter nascido e mulher,
desde o inicio, no fim.
Suzette Rizzo


3 comentários:

  1. Suzette, poderia me dizer a data em que este poema foi escrito, por favor?
    Ah! O Baguera não voltou dos telhados.
    Estou angustiado!

    ResponderExcluir
  2. Ele irá voltar, tenho certeza.
    Não se desespere nem deixe de procurá-lo e me avise quando aparecer, ta bom?

    ResponderExcluir
  3. Espero que sim. Não estou muito legal!
    A propósito, de que data é este poema, não é recente né? Me responda por gentileza.

    ResponderExcluir